Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


15/05/2020

Mais de 13 mil máscaras são confeccionadas com apoio da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa

Mais de 13 mil máscaras são confeccionadas com apoio da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa

O trabalho de apoio ao artesanato rural já é uma prática tradicional da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), sendo um das metas estabelecidas junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Extensionistas da Emater/RS-Ascar resolveram aproveitar esta experiência para motivar e contribuir com diferentes ações solidárias na região de Santa Rosa, culminando na produção de 13.789 máscaras para doação, até o momento.
Um dos exemplos de solidariedade vem de Porto Xavier. Desafiadas pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Cristiane dos Santos Ferrioli Siqueira, 15 mulheres integrantes de grupos organizados no meio rural, assim como agentes de saúde, representantes de instituições locais e voluntários da comunidade, se colocaram à disposição e estão produzindo máscaras para doação.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e a Secretaria Municipal de Saúde viabilizaram a iniciativa com a doação dos materiais necessários e envolvendo-se diretamente no recolhimento e distribuição das máscaras, de modo especial, a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e pessoas com doenças crônicas. A coordenadora de núcleo do Cras, Jane Iara Andrade Greff, responsável por organizar o material e fazer a coleta das máscaras, conta que já foram mais de cinco mil máscaras confeccionadas e distribuídas voluntariamente no município, para que se possa proteger a população da proliferação da Covid-19, atendendo às normas legais e às recomendações das autoridades em saúde. O trabalho segue e o número de beneficiários deve ser ainda maior até a próxima semana.

Outros 12 municípios da região contaram com o apoio da Emater/RS-Ascar, de grupos de voluntários e da Assistência Social, além de outras instituições, para a produção de máscaras para distribuição. O material foi doado em unidades de saúde, hospitais, escolas, Brigada Militar, entre outras instituições e pessoas da comunidade que apresentaram necessidade.
Além disso, em outros municípios onde não se participou diretamente da confecção de máscaras, foram enviadas orientações sobre o passo-a-passo para a produção, moldes e compartilhadas as recomendações sobre o uso e higienização dos materiais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo