Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


16/03/2020

Agroindústria de embutidos é inaugurada em Cândido Godói

Agroindústria de embutidos é inaugurada em Cândido Godói

O casal Ivanda Regina Schneider e Laércio Dillmann concretizou um importante passo para a permanência no meio rural, com geração de renda e qualidade de vida. Foi inaugurado, nesta quarta-feira (11/03), o prédio que irá abrigar a Agroindústria de Embutidos D’Schneider, na Linha São João, em Cândido Godói. Importante contribuição para a economia local e para a promoção da sucessão familiar no meio rural, o município já soma oito agroindústrias em atividade.

O extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Jorge Lunardi, afirma que apenas em 2020 foram recebidas 11 solicitações de inclusão de agroindústrias da região de Santa Rosa, além de outras 163 já inclusas, no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. A agroindústria de Ivanda e Laércio é uma delas, resultado da vocação do casal pela atividade rural e pelo gosto de processar e transformar carnes.

A produtora conta que o interesse surgiu também da demanda existente por embutidos no município, sendo que o que era consumido localmente vinha de vários outros municípios da região. “No princípio fomos surpreendidos de certa forma pelo jeito como as pessoas receberam nossa ideia, faziam perguntas do tipo ‘por que gastar tanto dinheiro?’, e comentários como ‘trabalha frio, não precisa tanta frescura’”, relatou. Foi no diálogo que o casal se perguntou: e por que não trabalhar legalmente? “É sempre melhor trabalhar sem medo, divulgar o produto, buscar novos mercados, qualificar o serviço, e tivemos a certeza que lutaríamos para transformar o sonho em realidade”, afirmou.

Para se preparar para as atividades, Laércio participou de curso de Processamento de Carnes no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar, no ano passado, em Nova Petrópolis. Além disso, o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Valdir Rudi Neuhaus, assessorou os demais passos para a legalização. Também foi elaborado projeto técnico para financiamento da construção e de equipamentos para o empreendimento. “Este curso foi um grande diferencial, onde se trabalhou boas práticas de produção, legislação e as mais diversas receitas”, acrescentou Ivanda.

A família Schneider já possui uma agroindústria de doces e salgados com resultados exitosos, experiência que inspirou e contribuiu para que Ivanda também decidisse assumir o desafio, ao lado do esposo.

Outro apoio importante foi da Secretaria Municipal de Agricultura de Cândido Godói e do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que auxiliaram com orientações para a legalização e regularização dos produtos.

A partir do início da produção, a comunidade terá a oportunidade de consumir produtos como salames, salsichão, mortadela, costelinha defumada e filé defumado produzidos em Cândido Godói. Após consolidar-se no mercado local, a ideia é investir em estrutura de logística para atender a região. “Estamos honrados em tornar realidade um sonho da família, e não estamos vindo para competir, mas oferecer um produto de qualidade e diferente”, reiterou Ivanda.

Durante a inauguração, os proprietários contaram com o apoio da comunidade e de diversas lideranças locais, representadas no ato pelo prefeito de Cândido Godói, Valdi Luís Goldschmidt, por vereadores, pelos representantes do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, gerente Ademir Renato Nedel e extensionistas Jorge Lunardi e Lisete Primaz, pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, pelo secretário municipal da Agricultura, Jeferson Ivan Persch, pelo médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Oberdan Rhoden, bem como por representantes da Cresol e das Lojas Quero-Quero, integrantes de Associações, familiares, amigos e vizinhos. Também esteve presente o Padre Valcir Puhl, que realizou a benção do empreendimento.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo