Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


16/03/2020

Bom Princípio realiza 1ª Feira de Troca, Venda e Doação de Sementes e Mudas

Bom Princípio realiza 1ª Feira de Troca, Venda e Doação de Sementes e Mudas

Com o lema “Mãos femininas que alimentam o mundo”, a Emater/RS-Ascar de Bom Princípio, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizou na tarde de quinta-feira (12/03) a primeira edição da Feira de Troca, Venda e Doação de Sementes e Mudas. Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a atividade reuniu público superior a 250 pessoas na Praça dos Ipês, junto ao Morangão. Além de produtores, representantes de entidades e de instituições parceiras, como a Prefeitura, o encontro contou com a presença de autoridades diversas, como o diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconselos.

Em sua manifestação, Vasconselos valorizou o evento, salientando o fato de que “ninguém faz nada sozinho”. “Aqui, temos um trabalho amplo de integração, que nos enche de orgulho e que simboliza o esforço de um coletivo para apoiar a agricultura familiar e dar continuidade as suas ações”, observou. O prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, retribuiu a gentileza, destacando as conquistas no setor primário local, que responde por mais de 25% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do município. “E isto é algo que nos desenvolve e nos fortalece como comunidade”, ressaltou.

Além da troca, da doação e das vendas das sementes e mudas, a Feira oportunizou conhecer projetos e experiências de várias entidades parceiras, como a da Escola Padre José de Anchieta, da Secretaria de Saúde, grupos de mulheres, cooperativa Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entre outros. “A intenção foi enaltecer a biodiversidade”, explicou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Elisete Girotto. “Essa é a nossa forma de dizer, especialmente para as mulheres, que persistam nessa luta pela promoção da segurança e da soberania alimentar, que também garante a subsistência”, avalia.

Outro momento de destaque foi a entrega oficial de sementes crioulas para a Cooperativa de Produtores de Morango Ecológico Bom Princípio (Ecomorango), por meio de projeto Sementes Banrisul. O programa foi acessado a partir de projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar e destinará R$ 5 mil em sementes crioulas para a cooperativa. “Para nós todo e qualquer aporte é positivo”, enfatizou o presidente da Ecomorango, José Veit, que reforçou a importância de socializar quando o assunto são as sementes ancestrais. “Devemos multiplicar os materiais que já possuímos”, observou.

Também participante do encontro a agricultora Stella Persch, da localidade de Piedade, que ofereceu ao evento cinco pães de ora pro nobis, que “não duraram duas horas”, em suas palavras. Produtora de hortaliças e de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs) para o autoconsumo, reforçou a importância de uma alimentação saudável. “Tenho 74 anos e estou em plena atividade, participando de clube de mães, de encontros da pastoral, do Sindicato, realizando visitas às famílias”, comentou. “Terminei os meus estudos tarde, trabalhei como enfermeira e sempre fui uma entusiasta dos cultivos sem agrotóxicos”, frisou Stella.

Além do diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconselos e do prefeito de Bom Princípio Fábio Persch, o evento contou com a participação de outras lideranças, como o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, e o presidente do STR Pedro Paulo Schmitz, além de secretários, vereadores e representantes de entidades. Também estiveram envolvidos na atividade os municípios de Pareci Novo, Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Alvorada, São Vendelino, Picada Café e Vale Real, com a presença de mais de 20 grupos de produtores agroecológicos ou de cultivo de alimentos orgânicos.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo