Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


03/10/2019

São Borja sedia curso de Boas Práticas na Aplicação de Agrotóxicos

São Borja sedia curso de Boas Práticas na Aplicação de Agrotóxicos

Aconteceu em São Borja nesta terça e quarta-feira (1º e 2/10) um curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos. As aulas teóricas da capacitação foram realizadas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Já as práticas, no Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na antiga Fepagro.

No primeiro dia, pela manhã, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Edison Dornelles, falou sobre o cenário do uso de herbicidas hormonais. Em seguida, o técnico em agropecuária, Clovis Roberto Schwengber, falou sobre os fundamentos teóricos para o controle da deriva.

Durante a tarde, na parte prática, foi realizada a manutenção, a regulagem e a calibração de pulverizadores, além de repassadas orientações sobre inspeção das condições técnicas dos pulverizadores.

Na manhã do segundo dia, o engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário da Seapdr de Itaqui, Juliano Ritter, falou sobre normativas e leis de comercialização, transporte e armazenamento de agrotóxicos. O técnico em agropecuária, Clovis Schwengber, falou sobre pulverizadores agrícolas e os fundamentos sobre manutenção, regulagem e calibração.

Logo após, o engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Maçambará, Leonardo Carneiro, tratou sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e demais ferramentas de proteção.

Para finalizar, durante a tarde, o assistente técnico regional Edison Dornelles, apresentou uma aula prática sobre o controle da qualidade da água nas aplicações. Depois, o técnico Clóvis encerrou, falando sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, se tratando da bula, o receituário agronômico e o descarte correto de embalagens.

A capacitação teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapdr de São Borja. Participaram do curso 57 pessoas, entre produtores e empregados rurais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Bagé
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo