Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


02/10/2019

Extensionistas da região de Passo Fundo são capacitados em Conservação de Solos e Soja

Extensionistas da região de Passo Fundo são capacitados em Conservação de Solos e Soja

“Tudo começa pelo solo, o maior patrimônio de um agricultor”, disse o engenheiro agrônomo e professor Elmar Floss, que palestrou na Capacitação sobre Conservação de Solos e Cultura da Soja, realizada nesta terça-feira (01/10), na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo. Participaram os extensionistas dos 42 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo.

De acordo com Floss, parte-se da premissa que uma boa propriedade agrícola é aquela que tem aumentos crescentes de produtividade e de rentabilidade e também garanta a sustentabilidade. “Produzir mais, ganhar mais dinheiro, conservando o solo. O maior patrimônio é seu solo e precisa ser permanentemente cuidado”, destacou.

Sobre a soja, o palestrante abordou os principais fatores considerados essenciais para a obtenção de altos rendimentos e aumento da rentabilidade, como por exemplo,a melhora das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, a escolha da melhor cultivar para a realidade local, o uso de semente de qualidade, com tratamentos adequados, qualidade da semeadura, e a nutrição de acordo com a disponibilidade e a necessidade do solo. Floss ainda ressaltou a necessidade de ações como cobertura do solo e aumento do armazenamento de água, além de ter um rigoroso controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Na mesma linha, o professor da Universidade Federal Fronteira Sul, Renan Vieira, palestrou, na parte da tarde, sobre Manejo e Fertilidade do Solo em Sistemas de Plantio Direto. Vieira também frisou sobre a importância do solo e da análise de solo, para manejar corretamente. O palestrante abordou ainda a co-inoculação e o uso de gesso, entre outros assuntos.

Como destaque, Vieira falou sobre a análise biológica do solo, que diz estar sendo sugerida no Cerrado. “Se trata de análise da atividade enzimática para avaliar a atividade biológica do solo como indicativo de qualidade do solo e isso reflete na produtividade”, afirmou. Como orientação, Viera diz que “o agricultor deve começar por um bom manejo do solo, utilizar culturas de cobertura que deixem palhada na lavoura, praticar a rotação de culturas, revolvimento mínimo do solo, fazer a análise de solo e seguir as recomendações pós-análise”.

A capacitação, de acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, busca a qualificação técnica de uma cultura importante economicamente para a região e o Estado. “As palestras trouxeram informações de alto nível e momentos assim são fundamentais para a qualificação e atualização dos conhecimentos dos extensionistas rurais”, avaliou.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo