Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


02/08/2019

Agroindústria de Ijuí inaugura sistema de energia solar fotovoltaica

Agroindústria de Ijuí inaugura sistema de energia solar fotovoltaica

Tendência mundial, a energia solar fotovoltaica chega às agroindústrias familiares para baratear os custos da produção de alimentos. Em Ijuí, nesta quinta-feira (01/08), a Agroindústria de Embutidos Chorão inaugurou, com pioneirismo dentro do segmento no município, o sistema de energia solar fotovoltaica. Os 80 painéis fotovoltaicos, instalados no telhado do prédio, devem produzir a quantidade de energia demandada atualmente pela agroindústria, aproximadamente 3 mil kw/mês.

"É um exemplo de sucesso", comemorou o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.

Além de reduzir custos, a energia renovável, obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade, traz outro benefício. "Preserva o meio ambiente", disse um dos proprietários da agroindústria, o jovem Gustavo Wagner.

Financiamento

O gerente de Agronegócios da Unidade de Expansão de Agronegócios do Banrisul, Juliano Bernardi, explica que existe uma linha específica de crédito, disponibilizada pelo banco aos agricultores interessados neste tipo de investimento.
"Com a linha Energia Renovável, do Pronaf, o produtor tem dez anos para pagar", disse o gerente de Agronegócios do Banrisul.

Agroindústria

Localizada às margens da RS 155, a Agroindústria de Embutidos Chorão é uma das 17 agroindústrias familiares, certificadas pelo Governo do Estado, em funcionamento no município de Ijuí. Outras16, estão prestes a obter a certificação do governo, por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado no Rio Grande do Sul pela secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

Cinco pessoas da família Wagner, além de quatro funcionários, estão envolvidos na produção de salame, copa, morcilha e torresmo. Os alimentos, com tempero colonial, produzidos a partir dos preceitos das Boas Práticas de Fabricação, determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são adquiridos pelo consumidor, em supermercados de Ijuí.

Também participaram da inauguração do sistema de energia solar fotovoltaica, em Ijuí, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Tâmbara, gerentes regionais da Emater/RS-Ascar, Carlos Turra e Vito Cembranel, assessores Júlio Franciscato e Uilian Cargnelutti, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carlos Karlinski, e vice-presidente da Ceriluz, Valmir Seifert.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo