Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


11/07/2019

Programa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade no meio rural de Caibaté

Programa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade no meio rural de Caibaté

Famílias rurais de Caibaté, beneficiárias do Programa de Fomento à Inclusão Produtiva Rural, resultante de acordo de cooperação técnica com Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), recebem assessoria continuada e gratuita da Emater/RS-Ascar para que possam atingir melhores condições de vida, através da produção de alimentos para autoconsumo e projetos produtivos para a geração de renda. Nesta quarta-feira (10/07), os beneficiários reuniram-se com o Comitê Gestor do Programa no município para avaliar as etapas desenvolvidas e planejar os próximos passos.

O Comitê Gestor esteve representado na reunião pelo prefeito Amauri Pires da Silva, pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Tamires Scheis, pela secretária municipal de Educação, Ângela Hartmann, pela assistente social Daniela Fraga e pela vice-presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vanderli Ferreira Lopes.

Na oportunidade, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, explanou sobre as diferentes etapas do programa, reiterando a sua importância para o fomento à inclusão social e produtiva e melhoria da qualidade de vida de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica no meio rural do RS.

Na reunião, também foram relatadas as visitas e os projetos produtivos já elaborados. Na oportunidade foram entregues as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que nenhuma família tinha até o momento. Foi discutido ainda o significado do Termo de Adesão, documento que garante o acesso ao recurso pelos beneficiários para a implantação de um projeto sócio-produtivo junto as suas propriedades.


Entenda o Programa
Esta etapa do Programa deve beneficiar, entre 2019 e 2021, mil famílias rurais do Rio Grande do Sul. Na região de Santa Rosa estão recebendo assessoria da Emater/RS-Ascar, através do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, famílias de Alegria, Eugênio de Castro, São Paulo das Missões, Porto Xavier, Giruá, Porto Vera Cruz, Alecrim, Roque Gonzales, São Miguel das Missões, Sete de Setembro, São Nicolau, Caibaté, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga e Novo Machado.

Para serem beneficiadas, as famílias devem estar inscritas no CAD Único, possuir renda mensal per capita de até R$ 89,00 e encaminhar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Neste ano, em Caibaté, já foram realizadas capacitações de técnicos, reuniões com entidades parceiras que integram o Comitê Gestor, visitas de identificação das famílias beneficiárias, reunião de mobilização, diagnóstico sócio-econômico da família, visita com caminhada na propriedade para avaliação do espaço para implantação de projeto produtivo e visita para elaboração do mesmo.

As famílias serão subsidiadas com R$ 2.400,00 para implantação dos projetos produtivos, com vistas à melhoria da segurança e soberania alimentar e da geração de renda. Para isso receberão assistência técnica e social nas diferentes etapas do processo, desde a elaboração e implantação até a prestação de contas.

Os projetos produtivos elaborados junto às famílias contemplam suas aptidões e disponibilidade de espaço, sendo que em Caibaté serão desenvolvidas, por exemplo, propostas como aquisição de animais para criação, compra de máquina de costura para produção de artesanato, construção de pequenos aviários, aquisição de equipamentos para panificação, implantação de sistema semi-hidropônico e compra de mudas para produção de hortaliças.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo