Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


08/07/2019

Terraços são demarcados em Eugênio de Castro

Terraços são demarcados em Eugênio de Castro

Ações de conservação do solo, com o intuito de preservá-lo e de melhorar a rentabilidade no meio rural, têm se intensificado no Noroeste gaúcho. Em Eugênio de Castro, por exemplo, durante o mês de junho foram demarcados e construídos terraços na propriedade do agricultor Eloir Brissow, beneficiário do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

A implantação de terraços contribui para seccionar o escoamento superficial da água da chuva, retendo parte dessa água que não infiltra no solo, e evitando a perda de nutrientes e de solo por escorrimento superficial, além de conter a erosão hídrica e orientar a semeadura em nível.

Na área de dez hectares de propriedade de Brissow, demarcada na linha Sete de Setembro, foram implantados quatro terraços em nível. A demarcação foi realizada pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Fernando Foabris, com apoio do técnico em agropecuária da Prefeitura, Rafael Hackenhaar, e do produtor Brissow.

Para a construção dos terraços contou-se com o envolvimento da Prefeitura, através da prestação dos serviços com trator e lâmina, coordenados pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Daltro Barbosa.

Após a implantação dos terraços, o produtor seguiu as ações conservacionistas com correção do solo, aplicando calcário, superfosfato triplo e cloreto de potássio. Segundo Brissow, já nas primeiras chuvas ocorridas após a construção dos terraços foi possível observar a eficiência desta forma de conservação. “Foi possível verificar que a água que antes escorria para a parte mais baixa da lavoura ficou retida no canal do terraço, infiltrando no local”, comenta o produtor.

O técnico Fernando Foabris reitera que “em qualquer sistema de manejo, tanto em cultivos anuais quanto nos perenes, os terraços terão sempre uma função importante, tendo em vista ser uma das formas mais eficazes para a conservação de solo”.

Os agricultores interessados em solicitar as atividades de demarcação de terraços podem procurar o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Eugênio de Castro.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo