Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


12/06/2019

Unidade de Classificação doa alimentos a entidades de Santa Rosa

Unidade de Classificação doa alimentos a entidades de Santa Rosa

A Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa realizou, na última sexta-feira (07/06), mais uma doação de alimentos não perecíveis, entre eles, feijão, óleos vegetais, farinha de trigo, canjica, lentilha e pipoca. A entidade beneficiada com esta ação foi a Associação Vida Plena Amor Exigente (Avipae), comunidade terapêutica que atende a dezenas de pessoas vindas de diferentes pontos do Noroeste gaúcho que procuram tratamento na Associação.

Segundo o classificador Volnei Koche, chefe da Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar, os produtos doados são resultados do trabalho realizado pela Instituição, que tem como base a segurança alimentar dos consumidores. Após as análises físicas e períodos de guarda, as contraprovas são doadas para entidades beneficentes e a Avipae é uma das cadastradas, pois tem a finalidade de atendimento a pessoas em vulnerabilidade social.

Os alimentos doados são produzidos e embalados por empresas de beneficiamento da região, com as marcas da Cerealista da Cotrirosa, Camera Agroalimentos e Celena Alimentos. Conforme a legislação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os produtos de origem vegetal destinados à alimentação humana, antes de serem colocados à venda, necessitam passar por análises de identificação da qualidade, que devem constar nas embalagens dos produtos. A Unidade de Classificação da Emater/RS está credenciada junto ao MAPA para realizar essas análises, explica Koche.

As doações na região de Santa Rosa têm sido efetuadas mensalmente, sendo que tem sido entregues em torno de 1500 quilos de produtos por ano a entidades beneficentes locais.

A classificação (análises físicas e/ou físico-químicas) é o ato de determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do MAPA ou outros padrões comerciais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo