Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


09/04/2019

Emater/RS-Ascar desenvolve ações de conservação de solo e água em Salvador das Missões

Emater/RS-Ascar desenvolve ações de conservação de solo e água em Salvador das Missões

Em função do grande volume de chuvas ocorridas na fase de semeadura, emergência e desenvolvimento vegetativo da cultura da soja, algumas lavouras apresentam, após a colheita, sinais de erosão laminar e, em algumas áreas com maior declividade, formação de pequenos sulcos causados pelo escorrimento da água, gerando um processo erosivo. Diante disso, a construção de terraços ou relocação dos já existentes podem ser opções interessantes de conservação do solo e da água, diminuindo o fluxo e a distância percorrida no escoamento da água.

Neste sentido, na quinta feira (04/04), a Emater/RS-Ascar, através dos engenheiros agrônomos Canísio Berwaldt e Jaderson Toledo, esteve na propriedade do agricultor Valdir Benke e sua esposa Liane, residentes na Linha do Rio, em Salvador das Missões, fazendo a demarcação e orientando sobre a construção de alguns terraços, além de apresentar orientações gerais sobre a lavoura. "Parabenizamos a esta e outras famílias que têm essa preocupação de conservar o solo e água, que são bens permanentes e elementos centrais de produção. Devemos entregar a terra para os nossos filhos e netos em melhores condições do que recebemos", destaca Berwaldt.

Além do terraço, outras práticas podem ser adotadas para conservação do solo e água, como a adição de matéria orgânica, adubação verde, rotação de culturas, plantio em nível, adoção do Sistema de Plantio Direto, correção da acidez e fertilidade do solo, uso de plantas recuperadoras e descompactadoras, além da manutenção de uma boa cobertura do solo, entre outras.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo