Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


03/04/2019

Alunos e professores de Cândido Godói conhecem Plantas Alimentícias Não Convencionais

Alunos e professores de Cândido Godói conhecem Plantas Alimentícias Não Convencionais

Em diferentes atividades, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, de Cândido Godói, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). As Pancs são plantas facilmente encontradas na região, mas não comuns no cardápio diário, por terem suas funções alimentares desconhecidas.

As ações que vêm sendo desenvolvidas estão inseridas no Programa União Faz a Vida, do Sicredi, e contam com o apoio da Emater/RS-Ascar. “Essas atividades são o início de uma jornada de estudos que têm por objetivo levar o educando a descobertas que ajudarão a melhorar a qualidade de vida das famílias de nossos alunos”, destaca a diretora Daniele Rockembach.

No mês de março, professores e alunos visitaram o Sítio Agroecológico Santa Fé, em Santa Rosa, que possui certificado de conformidade orgânica dos alimentos e onde são produzidas Pancs. Também conheceram o horto de frutíferas e plantas bioativas implantado na Linha Acre, com assessoramento da Emater/RS-Ascar.

Na sexta-feira passada (29/03), estudantes dos 1º e 2º anos, a maioria com idade entre sete e oito anos, tiveram a oportunidade de dialogar com os assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto e Gilmar Vione, e com a extensionista social Elizane Kin, que esclareceram sobre a identificação, o uso e as funções de Pancs, como a flor dente de leão, através de atividades lúdicas, contação de histórias e visita guiada.

Na caminhada realizada nos arredores da escola, os alunos puderam identificar algumas das plantas estudadas. Ao final, brindaram com um suco feito com o dente de leão, gengibre, hortelã e limão.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo