Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


28/11/2017

Dia de Campo sobre Agroecologia acontece em Santo Antônio das Missões

Dia de Campo sobre Agroecologia acontece em Santo Antônio das Missões

Representantes dos municípios de Roque Gonzales, Pirapó, São Nicolau, São Borja, Dezesseis de Novembro, Bossoroca e São Luiz Gonzaga, além do anfitrião Santo Antônio das Missões, participaram de dia de campo na última sexta-feira (24/11), na propriedade de Nelson Froelich e Ecilda de Andrade Froelich, na comunidade de Passo Novo. O evento está inserido no trabalho realizado via Chamada Pública da Agroecologia, com recursos do Governo Federal e execução da Emater/RS-Ascar. O dia de campo recebeu o apoio também da Rede Ecovida de Agroecologia e da Prefeitura de Santo Antônio das Missões.

Na propriedade, os participantes tiveram a oportunidade de observar e discutir aspectos relevantes do sistema, como a produção de biofertilizantes, controle de pragas e doenças por meio da homeopatia e também o preparo de caldas protetoras e caldas repelentes. Os participantes do dia de campo conferiram estações sobre o manejo agroecológico de frutíferas, manejo agroecológico de olerícolas, certificação orgânica participativa e produção para autoconsumo.

A família é uma das beneficiárias da execução da Chamada Pública da Agroecologia, que encerra no próximo mês de dezembro. Por meio do programa, ao longo de três anos, os beneficiários receberam Assistência Técnica direcionada à propriedade e participaram de atividades coletivas, como excursões, dias de campo e reuniões técnicas, a fim de solidificar a produção orgânica de alimentos, por meio da transição agroecológica, e qualificar as condições de vida e gerar renda.

Além de agricultores, participaram estudantes e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Escola Estadual Técnica Achilino de Santis, bem como representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, grupo de produtores orgânicos e sacerdotes da paróquia local. Entre as lideranças, participaram o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Hugo Santa Catarina, representando o prefeito Puranci Barcelos, o secretário de Agricultura, Felisberto Ferreira, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos, Agnaldo Barcelos, a representante da Cáritas, Lisiane Cunha, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Joney Braun, e os assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar, Gilmar Francisco Vione e Vanessa Gnoatto.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br  

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo