Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


01/11/2017

Fiscalização de agroindústrias é tema de reunião nas Missões

Fiscalização de agroindústrias é tema de reunião nas Missões

O município de Santo Antônio das Missões sediou, na última sexta-feira (27/10), reunião da subcomissão das agroindústrias familiares vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. A pauta da reunião, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, voltou-se à análise de legislações sanitárias e regras de fiscalização.

Entre as autoridades presentes estiveram o deputado estadual Elton Weber, que coordenou as atividades, o coordenador de programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Pecuária e Cooperativismo (SDR), Ernesto Ivo de Lima, o prefeito de Garruchos, Puranci Barcelos, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Robalo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos, Agnaldo Barcelos, secretária geral da Fetag Lisete Hintz, prefeito de Pirapó, Auri Kochhann, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Flávio Augusto Bonatto, supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Joney Braun e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi.

Também participaram da discussão, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (CMDA), da Associação de Pecuária Familiar Missioneira, da Associação dos produtores e artesões (Apam), da Agroindústria Santo Sabor, além de representantes sindicais de diversos municípios da região e população de Santo Antônio, envolvidos com a atividade agroindustrial.

Representantes de diferentes entidades representativas, órgãos de governo e agroindústrias manifestaram-se, com destaque para o relato de problemas e entraves na legalização e comercialização de produtos agroindustrializados, além de fatores que inviabilizam a transformação da matéria-prima por empreendimentos de pequeno porte.

Peaf

A assistência a agroindústrias tem sido promovida pela Emater/RS-Ascar nos 44 municípios em que está presente na região administrativa de Santa Rosa. A instituição orienta questões relativas à gestão, boas práticas de fabricação e em relação à legalização que precisa ser atendida nas áreas sanitária, ambiental e tributária. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi, destaca que a Emater/RS-Ascar também é executora do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), com recursos da SDR. "Somente na região já são mais de 350 agroindústrias cadastradas neste programa, além de 110 incluídas e 90 que conquistaram marca do Selo Sabor Gaúcho", comemora Lunardi.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br  

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo