Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


01/11/2017

Reunião técnica sobre nogueira pecã e oliveira acontecerá em Santiago

Reunião técnica sobre nogueira pecã e oliveira acontecerá em Santiago

Reunião técnica sobre as culturas da nogueira pecã e oliveira, cultivos que têm apresentado grande importância para a economia de vários municípios do Sul do Brasil, está programada para acontecer no dia 9 de novembro, quinta-feira, no município de Santiago, no Vale do Jaguari, promovida pela Emater/RS-Ascar.

A reunião terá como base o Programa de Olivicultura (Pró-Oliva) e o Programa de Pecanicultura (Pró-Pecã), do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS).

O evento será realizado no auditório do Sindicato Rural de Santiago, na parte da tarde. A abertura será às 13h30, seguida de palestra sobre os programas de desenvolvimento da pecanicultura e da olivicultura da Seapi/RS, ministrada pelo assistente técnico de Produção Vegetal do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Alfredo Schons.

Às 14h30, haverá palestra sobre Produção de Oliva no RS, com o assistente técnico de Produção Vegetal do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, engenheiro agrônomo Edison Luiz Batista Dornelles.

Às 15h30, a palestra será sobre Produção de Noz Pecã no RS, com o professor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), engenheiro agrônomo Diniz Fronza. O encerramento está previsto para as 16h30.


Programas

Com o objetivo de fomentar, apoiar os produtores e consolidar a olivicultura, o Governador José Ivo Sartori e o Secretário da Agricultura Ernani Polo lançaram em 29 de julho de 2015, no Palácio Piratini, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva). Já o Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecanicultura (Pró-Pecã) foi lançado em 2017, durante a Fenasul/Expoleite, junto com a instalação da Câmara Setorial da Noz-Pecã. Seu principal objetivo é aumentar a área cultivada e a produção de frutos de noz-pecã, gerando emprego e renda no meio rural e incentivando as agroindústrias de beneficiamento e fornecedores de equipamentos para essa cadeia produtiva no Estado do Rio Grande do Sul.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Claudine Friedrich 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo