Novos Horizontes FM

Notícias/Música


29/09/2017

Beatles: ouça trecho de demo inédita de “What Goes On”

Beatles: ouça trecho de demo inédita de “What Goes On”

Uma rara e inédita demo de “What Goes On”, do Beatles, está sendo leiloada no eBay, em uma venda organizada pelo site Parlogram. A versão é de 1963 e antecede a faixa original, que é cantada por Ringo Starr e integra o disco Rubber Soul, de 1965.

No lugar do baterista, a gravação traz John Lennon, compositor da música, nos vocais, além de conter versos diferentes dos conhecidos. De acordo com um representante da casa de leilão, Lennon também toca violão e Paul McCartney faz vocais de apoio no refrão da demo.

O leilão termina no próximo domingo, 1. Até o momento em que a matéria foi escrita, o maior lance dado era de £ 7,4 mil.

Segundo um relato de Lennon contido no livro The Beatles Encyclopedia: Everything Fab Four, de Kenneth Womack, a música foi escrita nos primórdios da banda. “Aquele era um Lennon jovem, escrevendo antes do Beatles, quando nos chamávamos Quarrymen ou algo assim. E [a faixa] foi ressuscitada tempos depois, provavelmente com a ajuda do Paul, que queria dar uma música ao Ringo. E também para usar o material, já que eu nunca gostei de desperdiçar nada.”

Mark Lewisohn afirmou nos livros The Complete Beatles Recording Sessions e The Complete Beatles Chronicles que o plano original do grupo era gravar a música em março de 1963. Mas o objetivo falhou e, antes do lançamento oficial em 1965, Ringo Starr passou a ser creditado como cocompositor — colaboração que foi descrita pelo baterista como “algo em torno de cinco palavras”, segundo o autor Steve Turner.

Em 2012, a demo havia sido vendida pela família de George Harrison para a casa de leilão Bonham por US$ 8,4 mil. Porém, de acordo com a lei britânica, a faixa se tornou de domínio público por não ter sido lançada após 50 anos de sua gravação.  


Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo