Novos Horizontes FM

Notícias/Rural


16/03/2017

Encontro Intermunicipal da Mulher em Nova Ramada reúne 600 pessoas

Encontro Intermunicipal da Mulher em Nova Ramada reúne 600 pessoas

Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no Dia 8 de Março, reuniu, nesta quarta-feira (15/03), trabalhadoras rurais de Nova Ramada, Catuípe e Ajuricaba. O salão da comunidade Pinhal, interior do município, ficou lotado de mulheres, crianças e adolescentes. "É nisto que a Extensão rural acredita e tem trabalhado, no protagonismo, no empoderamento de uma mulher atuante", disse a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Silvana Canova.

O prefeito Marcus Jair Bandeira representou o município ao lado da primeira-dama, Sônia. A primeira-dama de Catuípe, Elaine Baroni, representou o marido, prefeito Joelson Baroni. O município de Ajuricaba estava representado pelo prefeito Ivan Chagas, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ajuricaba e também de Nova Ramada, Olivio Calgaro.

Organização rural

Para além do Encontro desta quinta-feira, a mobilização das trabalhadoras rurais se dá ao longo do ano, com ações planejadas e continuadas. Em Nova Ramada, por exemplo, há 12 Grupos de Mulheres com os quais trabalham a Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Centro de Referência da Assistência Social (Cras). "Aproximadamente 200 mulheres são atendidas nesses grupos", explicou a extensionsita de Nova Ramada, Daiana Tavares.

Esses números ganham corpo quando se referem à região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que abrange os Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. Nela são aproximadamente 11 mil mulheres do meio rural atendidas pela Extensão Rural.

Na avaliação do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Carlos Turra, tanto os eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher - são 34 na região de Ijuí -, como o trabalho realizado durante o ano dizem muito sobre o poder de mobilização da mulher e sobre o papel que ela exerce na família e sociedade. "É ela quem estimula marido e filhos e cada vez mais a mulher busca espaço na construção de projetos e na busca por autonomia na família e comunidade e, inclusive, na Emater", disse Turra, referindo-se às colegas de trabalho.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040
(55) 9 9976-8547 

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo